"Os Dez Mandamentos do Violonista:


1. É necessário ser fanático. Quem for muito moderado jamais poderá ser um bom violonista. E se o violão prejudicar os estudos, não vacile. Deixe de estudar.
2. Saiba escolher o seu violão. Não exija que ele seja perfeito. Basta gostar dele. Mas se após muita insistência ainda não o tiver encontrado, é possível que o violão não goste de você. Nesse caso, aconselho-o a desistir da idéia de abandonar os estudos.
3. Não espere muito pra começar a aprender. Ou estará destinado a ser um violonista do tipo ‘não toco bem, mas arranho um pouco’. É horrível. O violão não merece esse castigo.
4. Respeite os violões nos dias de chuva. Quando o tempo está úmido, nada funciona pra ele. Violão deve ter horóscopo.
5. Jamais esqueça o violão no carro. Infelizmente, os ladrões preferem deixar o carro e levar o violão. Mas se isso acontecer, não chame a polícia. Ladrão que toca violão tem cem anos de perdão.
6. Não toque quando estiver triste. Ficará mais triste ainda.
7. Não se considere auto-suficiente. Acredite sempre que existe um acorde que você ainda não sabe. E continue procurando, mesmo que jamais o encontre.
8. Não fique se matando de tanto estudar. Toque quando tiver vontade. O violão é um companheiro, não um secretário particular. E, sempre que possível, cante com ele.
9. Mantenha a calma quando alguém lhe convidar para uma festa e acrescentar: “mas leve um violão”… Aceite o convite e, no dia da festa, mande só o violão.
10. Estime seu violão como se ele fosse a mulher amada. Trate-o com carinho, conserve-o sempre afinado e troque as cordas de vez em quando. E se um dia o amor terminar, não troque por uma sofisticada guitarra elétrica. Lembre-se do que ele representou para você."
(Paulinho Nogueira)